Em 2015, câncer de pulmão deve superar o de mama como causa de mortes de mulheres europeias

É o que indica um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Milão e publicado pela revista Annals of Oncology. As razões para isso seriam o aumento do número de mulheres fumantes verificado nas décadas de 1960 e 1970, bem como a redução da quantidade de mortes decorrentes de câncer de mama nos últimos anos.

Apesar da queda no número total de óbitos por câncer, as mortes por câncer de pulmão entre as mulheres continua crescendo em todos os países europeus. Segundo os pesquisadores, em 2013 devem ocorrer 82.640 mortes de mulheres por câncer de pulmão e 88.886 em decorrência do câncer de mama na Europa. Entretanto, no Reino Unido e na Polônia as mortes por câncer de pulmão já são mais numerosas. Esses dois países têm as maiores proporções, com taxas de 21,2 e 17,5 óbitos, respectivamente, para cada 100.000 mulheres.

Os pesquisadores, liderados pelo professor Carlo La Vecchia analisou as taxas de todos os tipos de câncer em 27 países da União Europeia como um todo e também individualmente em seis países (Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Polônia e Espanha). A boa notícia é que estima-se a estabilização desse quadro, a partir de 2015, e uma queda entre 2020 e 2025. Isso porque, nos últimos anos, verificou-se uma redução do número de mulheres jovens fumantes.


  1. No Comments


  2. Leave a Reply